O banheiro é um espaço muito utilizado em qualquer casa. Antes de iniciar qualquer reforma ou adaptação é preciso planejar e pensar na funcionalidade para que o banheiro tenha a melhor otimização do espaço e a melhor ambiência para as atividades que ocorrem nele. Isso se faz não apenas com recursos, mas também com criatividade.
Se a iluminação é um projeto necessário e que tem um certo custo, pode-se compensar isso com a escolha de louças, metais, marcenaria e revestimentos que, sem reduzir a qualidade e a beleza, poupem gastos desnecessários. Sem falar nos acessórios para banheiro que ajudam a mudar a cara de todo o espaço.
As melhores escolhas para as louças do banheiro são as cores neutras como o branco e o bege pois estas cores não sobrecarregam o ambiente. Estas cores são mais fáceis de combinar com outros tons para além de serem perfeitas para espaços menores.
As cores das paredes devem ser de acordo com a sua personalidade e com o resto da decoração que empregue na casa. O preto, o vermelho e até o uso de outros materiais é cada vez mais uma opção. O banheiro decorado com madeira confere um estilo mais rústico. Para quem tem dúvidas a madeira é um elemento que transmite muita calma e é capaz de relaxar as pessoas.
O chão é também uma parte importante do seu banheiro. Todos estamos de acordo que devemos achá-lo confortável, que não manche e seja fácil de limpar. Existe uma enorme variedade de materiais para o chão no mercado, então para que não erre na escolha deve analisar os prós e os contras de cada um.
A marcenaria é fundamental para a perfeita organização do banheiro. O planejamento de gabinetes, gaveteiros, nichos e prateleiras permite armazenar uma grande variedade de objetos e produtos sem cair na bagunça tão fácil de se criar quando não há os equipamentos certos à disposição. Embora os armários planejados sejam mais eficazes na otimização no espaço, também pode-se utilizar móveis antigos como mesas, cômodas e aparadores em madeira para substituir o gabinete, especialmente no lavabo, onde não há umidade. E, mesmo na marcenaria planejada, há formas de diminuir os custos, como não utilizar puxadores ou ter nichos abertos. Uma alternativa ainda é ter apenas uma prateleira ou duas debaixo da bancada da pia e ocupá-las com caixas bonitas (até mesmo organizadoras) em fibras naturais, por exemplo.